Pense comigo, se você tentar encaixar um aro 15 em um carro aro 20, ele não exercerá o desempenho desejado, correto? É exatamente assim que acontece com as bicicletas. O pneu faz parte de um conjunto, se alguma das partes estiver fora do padrão, você terá dificuldade para pedalar e pode até prejudicar sua segurança.

Por exemplo, tentar usar um pneu de rua para fazer trilhas na mata não vai oferecer a mesma aderência e vice-versa. Além disso, há alguns cuidados essenciais para conservar os pneus. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor dos pneus da sua bicicleta. Confira!

Anote aí os cuidados que você precisa ter com os pneus da sua bicicleta!

Tudo pode variar de acordo com a modalidade de bike que você pratica. Isso porque os pneus mudam de acordo com o tipo da bicicleta. É por isso que eles precisam de cuidados.

Entenda um pouco mais sobre cada tipo de pneu e saiba como preservá-los!

Pneus de Mountain bike

As Mountain Bikes são as mais indicadas para percursos de solos irregulares, como montanhas, trilhas, matas, trajetos com pedras soltas, enfim. Para alcançar o desempenho desejado, é necessário um pneu mais largo e robusto.

A calibragem desses modelos varia entre 27 a 40 libras, com diversos cravos, que são essenciais no início e no fim das curvas, além de uma atração maior em subidas, para que você não pedale em falso. Afinal, são os cravos que promovem uma aderência maior entre a bicicleta e o solo.

E a divisão dos pneus não para aí, cada pneu de mountain bike tem o seu desenho, alguns são feitos especificamente para a lama, enquanto outros são melhores para solos secos.

Pneus de Bike Speed

Essas bikes são feitas para corridas e apresentam pneus mais finos que contam com uma calibragem muito alta, em torno de 100 a 200 psi conforme o modelo. Eles precisam de um desempenho excelente nas ruas e, para isso, devem ser leves e muito duros. Dessa forma conseguem ganhar muito mais velocidade.

Pneus de Bikes Urbanas

Agora, se você é um ciclista que gosta de pedalar dentro da cidade, certamente não precisa de pneus robustos, como os das Mountain Bikes. Você pode utilizar modelos mais “lisos” e com alguns escoamentos para ajudar no asfalto molhado.

A calibragem também é maior do que nos pneus de mountain, variando entre 50 a 60 libras geralmente. O maior destaque desse aqui é a durabilidade, já que é para o dia a dia, como trabalho, escola, faculdade, é necessário que ele “aguente o tranco” dos diferentes tipos de terreno que você vai enfrentar.

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Cuidados com os pneus da bicicleta

Esses pneus têm uma faixa de preço muito diversificada. O que mais diferencia é o tipo de material com que é fabricado. Se você busca um pneu para uso geral, não precisa gastar tanto. Se quiser algo mais específico, não tem segredo, quanto maior o preço, maior a qualidade.

Lembre-se sempre de manter a calibragem do pneu correta, pois, além de proporcionar uma pedalada mais confortável e aumentar a sua durabilidade, ela diminui a incidência de furos. Geralmente, o valor correto de psi já vem indicado no próprio pneu. Aliás, mantê-los sempre calibrados é um hábito que todo ciclista deve ter.

Quando eu preciso trocar os pneus?

Como dissemos acima, os pneus da sua bicicleta fazem parte de um conjunto e são muito importantes, tanto para garantir a segurança do ciclista quanto para o rendimento da pedalada, por isso, é importante estar atento para a hora de trocá-los, principalmente se você utiliza a bike todos os dias. Confira nosso post e veja dicas para aumentar sua resistência nos treinos!

Para saber o momento certo de trocar, basta observar os cravos. Se estiverem altos, quer dizer que ele ainda se encontra em boas condições. Caso estejam baixos, quase no mesmo nível do pneu, estão desgastados e precisam ser trocados, já que um pneu gasto oferece instabilidade e risco de derrapagens.

O pneu traseiro apresenta um desgaste mais rápido, por conta da necessidade de suportar o peso do ciclista. Então, tenha atenção, evite deixá-lo “careca”.

Como evitar furos nos seus pneus?

Existem alguns itens que podem ser usados para dificultar que os pneus furem. As fitas anti furos, por exemplo, se colocadas entre o pneu e a câmara, diminuem significativamente a chance de furos, já que servem como uma “barreira” contra objetos perfurantes.

Além das fitas, há pneus que praticamente não furam, por não precisarem de câmaras de ar, são os chamados pneus tubeless. Eles requerem um investimento maior, mas protegem melhor que as próprias fitas anti furos, estourando apenas se passar em um caco de vidro ou objeto perfurante grande.

Para ter ainda mais sucesso nessa missão de não furar o pneu, você pode usar um selante que auxiliará o tubeless, sobretudo na lateral.

Referência: l1nq.com/vYte6

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