Roupa de ciclismo é o melhor investimento para quem está começando a pedalar e quem já vive o mundo do ciclismo há mais tempo. Alguns tipos de roupas são essenciais para qualquer ciclista, fazendo toda a diferença durante o passeio ou treino.

É importante entender que existem diferenças nas roupas de ciclismo que vão desde modelos mais básicos até o mais avançado. Podemos notar camisetas mais soltinhas no corpo e até mesmo aquelas bem justas, para cada caso existe uma explicação e você vai entender neste post, além de muito mais sobre roupas para pedalar.

Primeiro, é interessante pensar no tipo de ciclista que você é: iniciante? Ou já está a mais tempo? Gosta de fazer passeios ou cicloturismo? Ou gosta de se desafiar em competições? Caso você não saiba, tudo isso tem muito a ver com qual roupa escolher para pedalar. Entenda a seguir…

O tipo de roupa que o ciclista iniciante precisa

Começar no mundo do ciclismo é muito legal e usar vestuários específicos para esta prática que é pedalar torna-se fundamental. A troca da bermuda simples e sem forro por uma bermuda de ciclismo faz toda diferença. Entenda que qualquer roupa de uso convencional para fazer exercícios não é apropriada para a prática de ciclismo.

Quem é ciclista iniciante passa por uma transição da roupa “normal” para a roupa específica de ciclismo.

Por que usar roupa de ciclismo?

O diferencial da bermuda de ciclismo é o forro e o tecido justo no corpo. O forro protege a região de maior atrito quando sentado sobre o selim, evitando assim dores no corpo. Para quem está começando, dor no bumbum pode ser um grande vilão dos iniciantes.

Já o tecido justo ao corpo faz todo sentido em não enroscar na bicicleta. É lógico que por trás disso também tem a aerodinâmica, mas esse assunto é papo para ciclistas que estão a mais tempo e desejam um melhor rendimento nos pedais. O simples fato de a roupa ser justa no corpo não atrapalha quando o ciclista sai da bike, levanta-se para pedalar a pé ou ao sentar-se. Normalmente, roupas soltas enroscam.

Já em relação a camiseta “normal” para uma camiseta de ciclismo é uma ótima decisão em começar a usar. As camisetas de ciclismo por si só já são mais justas e com elástico na cintura para que não suba e apareça o corpo do ciclista. Além disso, possuem bolsos na parte de trás para transportar o celular e outros equipamentos.

Não esqueça de utilizar a luva de ciclismo que protege a região das mãos. Como estamos com as mãos sempre no guidão, é interessante entender que elas sofrem com as trepidações do terreno. Sendo assim, é importante entender que as mãos são um dos três pontos de contato do ciclista com a bicicleta. Por isso, a luva foi desenvolvida para proteger sua mão mesmo quando pedala ou em caso de quedas, afinal a tendência é levarmos primeiro a mão ao chão e machucá-las.

para pedalar confira nossas indicacoes do iniciante ao avancado - Roupas para Pedalar: confira nossas indicações do iniciante ao avançado

O tipo de roupas para pedalar que o ciclista veterano precisa

Ciclistas que estão a mais tempo no mundo da bike já fizeram a transição de roupas convencionais para as específicas de ciclismo. O que muda é quando a decisão é competir e melhorar cada vez mais o rendimento no pedal, por isso existem roupas que podem ajudar ainda mais o ciclista.

Mas é muito legal você saber que mesmo que sua decisão não seja competir, usar roupas com maiores tecnologias contribui para seu conforto em cima da bicicleta.

Um detalhe interessante das roupas de ciclismo é que existem modelos de camisetas para ciclismo que são mais soltinhas e bem justas ao corpo. As camisetas mais justas ao corpo tem como objetivo garantir um melhor desempenho do ciclista durante o pedal, proporcionando melhor aerodinâmica para o ciclista reduzindo o atrito do ar. O foco está no desempenho sem deixar o conforto de lado.

Além disso, os tecidos das camisetas possuem muitas tecnologias como por exemplo, proteção térmica, de umidade, bactérias, filtro ultravioleta e por aí vai.

Em relação a bermuda o modelo não muda, o que muda mesmo é o tipo de forro que existe e sua densidade. Existem forros de gel e espuma e densidades específicas para quanto tempo você passa em cima da bike pedalando.

Além da bermuda, temos os famosos bretelles que são os queridinhos dos ciclistas pelo fato de terem alças que substituem o elástico na linha da cintura. Portanto, não tem como apertar seu corpo ou até mesmo a bermuda descer. O bretelle torna a pedalada muito mais confortável.

Além disso, existem outros tipos de roupas para pedalar, como por exemplo, o corta vento, a jaqueta de ciclismo, a bandana, a meia de ciclismo e o macaquinho de ciclismo (exclusivamente para as mulheres ciclistas). E você vai conhecer no nosso próximo post que dará continuidade sobre as roupas de ciclismo.

Referência: https://curt.link/sXr0sv

Ciclo Peças Cardoso: bicicletas, peças, acessórios, ferramentas em Itajaí/SC

A Ciclo Peças Cardoso é uma empresa com mais de 2 décadas de atuação, fundada em 1995 com o objetivo de oferecer os melhores modelos de bicicletas e seus acessórios, peças e ferramentas, sempre prezando pela confiança e bom relacionamento com nossos clientes.

Nascemos do amor pelo ciclismo e, atualmente, atendemos com excelência Itajaí e região, entregando não somente produtos, mas momentos repletos de sorrisos e saúde, contribuindo com a prática de atividade física da população.

Aqui você encontra bicicletas mountain bike (26 a 29 polegadas do aro), linhas de passeio e infantil, aros, guidões, pedais, bagageiros, bolsas, capacetes, óculos, garrafas, vestuário e muito mais.

Precisa de ajuda?