O sistema de freio de bicicleta é responsável por realizar a parada da bike, seja para ajustar a velocidade ou realizar uma frenagem completa, por isso, é fundamental manter uma atenção especial a este equipamento.
Antes de especificar o que considerar na hora de escolher o freio de bicicleta, é importante ter uma compreensão melhor dos modelos disponíveis no mercado, que podem ser segmentados do seguinte modo:
Freio de bicicleta nos aros
Como o nome sugere, os sistemas que utilizam esse método como base, reduzem a velocidade de progressão da bicicleta aplicando uma fricção na borda dos aros através das sapatas. Este modelo é amplamente utilizado em bicicletas urbanas, mountain bike e equipamentos de ciclismo de estrada.
Freio de bicicleta nos discos
Já neste sistema, a frenagem da bicicleta ocorre através da fricção realizada pelas pinças em um disco metálico que fica fixo junto ao cubo. O acionamento pode ocorrer através de um processo que utiliza cabos ou um fluido hidráulico.
Qual sistema de freio de bicicleta escolher?
Para os ciclistas que são adeptos da modalidade de mountain bike, o sistema mais utilizado é o freio de bicicleta com acionamento hidráulico, pois além do sistema ser mais resistente à chuva, poeira e barro, o seu acionamento mais sensível é extremamente pertinente nos terrenos acidentados.
No entanto, como o custo deste sistema costuma ser um pouco mais elevado, é muito usual o uso do freio de bicicleta a disco com acionamento mecânico, ou seja, utilizando cabos para transferir a força de tração no lugar do fluido hidráulico. A única ressalva deste modelo para o mountain bike é a necessidade de realizar a limpeza e lubrificação constante dos cabos para evitar possíveis travamentos.
Já para o ciclismo de estrada, ou seja, as bicicletas conhecidas como bike de speed, os sistemas mais utilizados são o de freio no aro, em especial os modelos de ferradura, que oferecem uma condição segura para o seu acionamento, mas que necessitam de atenção especial às condições do terreno.
Por se tratar de um sistema mais exposto, até mesmo água, que esteja presente no aro da bicicleta, pode implicar em uma falha, por isso, muito ciclistas que utilizam as suas bikes em perímetros urbanos, em ruas onde a presença de buracos e vazamento de fluidos de outros veículos são relativamente comuns, ou seja, condições não são controláveis, preferem a segurança de um sistema a disco.
No que se refere ao fabricante do sistema de freio da bicicleta, é sempre importante ressaltar que, por se tratar de um elemento crítico no que diz respeito à segurança do ciclista, o mais recomendado é sempre optar por marcas reconhecidas no mercado e que ofereçam componentes de qualidade.
Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher um sistema de freio de bicicleta, confira as ofertas disponíveis no Ciclo Peças Cardoso, uma referência no setor de ciclismo, dispondo de uma série de soluções em equipamentos, peças, acessórios, ferramentas e até mesmo bicicletas montadas.
Referência: https://bit.ly/3YljxgR
Ciclo Peças Cardoso: bicicletas, peças, acessórios, ferramentas em Itajaí/SC
A Ciclo Peças Cardoso é uma empresa com mais de 2 décadas de atuação, fundada em 1995 com o objetivo de oferecer os melhores modelos de bicicletas e seus acessórios, peças e ferramentas, sempre prezando pela confiança e bom relacionamento com nossos clientes.
Nascemos do amor pelo ciclismo e, atualmente, atendemos com excelência Itajaí e região, entregando não somente produtos, mas momentos repletos de sorrisos e saúde, contribuindo com a prática de atividade física da população.
Aqui você encontra bicicletas mountain bike (26 a 29 polegadas do aro), linhas de passeio e infantil, aros, guidões, pedais, bagageiros, bolsas, capacetes, óculos, garrafas, vestuário e muito mais.