Como escolher um capacete para bike
Os capacetes para bike são itens fundamentais para a segurança nas diversas modalidades do esporte e também no uso da bicicleta como meio de transporte. Atualmente, existem diversos modelos disponíveis no mercado, com características apropriadas a sua função.
Por que usar capacete ao andar de bicicleta?
Para a maioria parece óbvio, mas mesmo assim ainda há gente que não percebe a importância de pedalar com capacete e até mesmo quem é contra o seu uso, alegando que o capacete não evitaria a morte em um acidente contra um carro.
Não há como argumentar com números, uma vez que acidentes em que ciclistas foram salvos pelo capacete não entram em qualquer estatística, assim como acidentes em que o ciclista foi hospitalizado, mas se recuperou, graças ao capacete.
Independente do número, são diversas as histórias em que ciclistas tiveram seus capacetes destruídos e nem sequer tiveram que ir para o hospital. Aqui no Pedal mesmo já quebramos alguns capacetes.
Vantagens do uso do capacete para bike
A função mais básica de um capacete é proteger a cabeça do ciclista contra impactos causados por tombos e batidas em objetos, que podem resultar em traumas graves com consequências letais.
Ultimamente tem se falado mais e mais sobre a concussão em acidentes de bicicleta, que é a perda da consciência de curta duração, após bater com a cabeça. Essa situação muitas vezes pode ser evitada com o uso do capacete.
Proteção contra cortes e escoriações
O equipamento também pode ajudar bastante em trilhas com muitas árvores, situação em que bater a cabeça contra um galho mais baixo é bastante comum – sem o capacete, este tipo de incidente pode causar facilmente cortes na cabeça do ciclista ou até derrubá-lo caso um galho prenda nos cabelos.
Melhoria na aerodinâmica:
Em muitas modalidades o capacete também tem a função de melhorar a aerodinâmica do ciclista, como podemos ver em provas de contra-relógio, onde o capacete ajuda a direcionar o fluxo de ar pelas costas do ciclista.
Como um capacete de bicicleta funciona?
Ao contrário do senso comum, o capacete foi feito para quebrar e não para resistir aos impactos. Ao quebrar ele está absorvendo com bastante eficiência a força do impacto, sem transmiti-la para a cabeça do ciclista.
Sendo assim, é recomendável trocar o capacete sempre que haja qualquer impacto, mesmo que não haja dano externamente visível. Isso acontece porque podem haver micro-rachaduras que vão diminuir a eficiência do capacete em um próximo impacto.
Quais são as certificações de segurança em capacetes de bike?
Para garantir que os capacetes disponíveis no mercado ofereçam proteção suficiente para o ciclista, existem diversas certificações internacionais que regulamentam suas características.
Além de serem testados contra impactos contra objetos de diversos formatos, detalhes como a resistência das tiras de fixação, encaixes de viseiras e áreas de proteção também são testados.
Atualmente, existem padrões, sendo os mais comuns o EN 1078, obrigatório na Europa, o CPSC, padrão utilizado nos Estados Unidos desde 1999. Porém, existem outras certificações como o Snell B-95 e o INMETRO, utilizado no Brasil.
Um capacete pode ter diversas certificações, mas apresentar apenas o adesivo necessário para a região em que é vendido. Ter apenas uma das certificações já é suficiente para garantir uma segurança mínima.
Ter mais de uma certificação não quer dizer que o capacete protege mais. Uma certificação pode ser obrigatória para ser vendido em um determinado país, porém os rigores de testes podem ser equivalentes a de outras regiões.
Tamanhos de Capacete para Bike
Utilizar o tamanho correto do capacete para bike é fundamental para obter conforto e segurança. Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona em linhas gerais. Para medir sua cabeça, use uma fita métrica passando pelo centro da testa, aproximadamente dois dedos acima da orelha e contorne a cabeça até encontrar a outra ponta.
XS (X-small) / extra pequeno – em torno de 47 cm a 50 cm de diâmetro
S (small) / pequeno – em torno de 51cm a 55cm
M (medium) / médio – em torno de 55cm a 59cm
L (large) / grande – em torno de 59 cm a 63 cm
XL (X-large) / extra grande – em torno de 63 cm a 66 cm
Tipos de Capacetes para bike
Cada modalidade do ciclismo exige um tipo de bicicleta e o mesmo vale para seus capacetes. Diferentes modalidades terão benefícios ao se usar o capacete correto.
Capacete “aberto” – Usado na maioria das modalidades, o capacete aberto protege somente a cabeça, ou seja, não possuem queixeiras para proteger o rosto.
Alguns capacetes abertos para modalidades mais extremas possuem a parte posterior e as laterais cobrindo uma maior área, aumentando a proteção.
Capacete “fechado” (Full Face) – Os capacetes Full Face lembram os capacetes de moto, porém, mais leves e com seu uso indicado para competições e prática de modalidades mais extremas como downhill, enduro e free-ride.
Embora muitos possuam a queixeira fixa, alguns modelos podem ter a frente removida – algo especialmente útil para provas de enduro, onde o atleta precisa se locomover por muito tempo antes de entrar em situações de extremo risco.
Além disso, é comum este tipo de modelo ter o formato otimizado para o uso de goggles, que são aqueles óculos maiores vistos em motocross.
Capacete Aero – Quase todo capacete de competição possui um projeto que tenta equilibrar a eficiência aerodinâmica com uma maior ventilação, sem alterar o formato tradicional.
Porém, existem capacetes em forma de “gota” usados em triatlo, contra-relógio e velódromo. Nessas modalidades, existe um ganho grande com este formato mais aerodinâmico, que justifica a perda de ventilação e de mobilidade.
Estrutura de um capacete para bike
Casco – O casco é a camada exterior do capacete, normalmente projetada para oferecer alguma proteção contra a abrasão ou penetração de objetos, ela tem a importante função de manter o capacete unido em pancadas maiores.
Além disso, ele também ajuda a fazer o capacete “escorregar” dependendo da superfície atingida, o que também diminui a força do impacto.
Nos capacetes mais baratos, essa camada pode ser feita de plástico PET, normalmente moldado e colado ao forro com fitas adesivas. Já nos mais caros, o casco pode ser feito de policarbonato ou outro plástico de alta qualidade, sendo montado juntamente com o forro do capacete e dispensando o uso de colas, o que melhora melhorando o acabamento.
Os capacetes de modalidades mais extremas ainda podem contar com um grosso casaco de policarbonato, ABS, fibra de vidro ou até mesmo kevlar para proporcionar mais proteção.
Pala ou viseira – Alguns capacetes de MTB possuem uma viseira e pala que ajuda na proteção contra o sol e contra impactos em objetos como galhos de árvore.
Forró – Capacetes para bike costumam ser feitos de poliestireno expandido, com o material em sua forma granular sendo introduzida em moldes. Alguns capacetes mais modernos podem contar com reforços estruturais de diferentes materiais como nylon ou até mesmo telas de metal ou kevlar que vão moldados dentro do forro.
Este tipo de construção com reforço interno é fundamental para modelos com grandes aberturas de ar, evitando que eles quebrem-se em vários pedaços durante impactos mais fortes. Além disso, o poliestireno pode ser utilizado em várias densidades em diferentes áreas do capacete.
Em alguns modelos, por exemplo, existe uma camada externa mais macia para absorver impactos e uma interna mais resistente. Outros materiais como o polipropileno expandido, ou poliuretano expandido e até espumas sensíveis a batidas estão aparecendo no mercado.
Tiras – Normalmente feitas de nylon ou polipropileno, as tiras ou fitas cumprem o papel de prender e ajustar o capacete na cabeça do usuário. Normalmente, possuem várias opções de ajuste e com um fecho que permite a rápida liberação do equipamento.
Para que o capacete funcione de forma correta, é importante ajustar as tiras, conforme você aprendeu nesta matéria do Pedal sobre regulagem de capacetes.
Sistema de fixação – Alguns capacetes contam com elaborados sistema de fixação / retenção que normalmente prendem-se à região occipital do crânio. Muitos deles podem ser ajustados no aperto e na altura, permitindo que o capacete fique bem preso à cabeça.
Esse tipo de mecanismo serve para evitar movimentos indesejados e melhorar o conforto do equipamento. Além disso, também evita que o capacete se mova um pouco antes do impacto ou num impacto primário.
Ventilação – Por conter centenas de milhares de pequenas bolsas de ar, todos os capacetes são excelentes isolantes térmicos. Por isso, o sistema de ventilação é fundamental para manter o conforto do equipamento.
Atualmente, a tecnologia de ventilação dos capacetes é bastante avançada, saindo de simples buracos na de ventilação para sistemas completos de fluxo de ar que prometem até manter a cabeça mais fria do que sem nenhum capacete, caso do Scott Centric Plus testado pelo pedal.
Acolchoamento – O acolchoamento normalmente é feito de almofadas macias e suas funções são absorver o suor e melhorar o conforto e a ergonomia do capacete. Normalmente elas podem ser retiradas para lavagem e substituição.
Tecnologias Especiais em capacetes para bike
Atualmente, alguns modelos contam com dispositivos como o MIPS, que reduzem os problemas causados por alterações rotacionais que podem acontecer quando o capacete atinge o chão em ângulo ao “desencaixar” o capacete da cabeça durante batidas em ângulo.
Alguns modelos de capacete possuem uma estrutura interna que funciona basicamente como um esqueleto. Neste caso, cada fabricante aposta em um tipo de tecnologia para obter o resultado desejado.
A Specialized, por exemplo, utiliza uma estrutura de kevlar que permite construir capacetes mais leves e ventilados que sejam capazes de atingir os parâmetros de certificação, estratégia bem semelhante à utilizada por outros fabricantes.
Alguns capacetes também tem tecnologias que prometem espalhar o impacto, utilizando diferentes tipos de espuma e formatos de construção que visam diluir a energia de uma pancada na maior área possível.
Onde comprar capacete para bike
Se você nunca usou um capacete para bike, vale a pena ir a uma loja especializada e ver pessoalmente os modelos, como eles se encaixam e a diferença entre os caros e baratos. Lembre-se que o capacete não deve ser apenas bonito, mas também, no mínimo ter uma certificação e ser do tamanho certo para você!
Perguntas e Respostas – Capacetes para bike
- Um capacete mais caro é melhor?
Um capacete de competição em alguns casos pode custar mais caro que a própria bicicleta, mas não quer dizer que seja melhor. Alguns capacetes com proteção extra como MIPS podem ser mais caros, porém, como em todo componente de bicicletas, produtos mais leves são mais caros.
Para completar, o maior preço pode ser por ele oferecer maior aerodinâmica ou ser mais ventilado. O mais importante é que o capacete tenha ao menos uma certificação e seja do tamanho correto para você.
- Posso usar um capacete de skate ou outro esporte para bike?
Não é recomendado, pois os capacetes foram projetados para as especificidades de cada esporte. Por exemplo, alguns capacetes de skate possuem um casco mais grosso e espuma mais fina, que é mais adequado para velocidades menores e situações onde o capacete tem mais chance de deslizar. Já um de moto, apesar de maior proteção, trará muito mais peso e menor ventilação.
- Como escolher capacete infantil de bicicleta?
Crianças também devem usar capacete para pedalar ou se estiverem na garupa. Os conselhos são os mesmos para os adultos: escolha um capacete que tenha ao menos uma certificação e que seja do tamanho correto para o seu filho ou filha.
- Um capacete com mais certificações protege melhor?
Não. Nem sempre as certificações equivalem a testes mais rigorosos, mas sim a obrigatoriedade legal para certa região. Para maior proteção, veja tecnologias especiais que algumas marcas possuem, como MIPS.
- Como colocar e ajustar corretamente o capacete da bicicleta?
É importante saber como colocar o capacete, caso contrário ele pode não te proteger como deveria. Ensinamos aqui como usar corretamente o capacete para bike.
- Como lavar o capacete da bicicleta?
A grande maioria dos capacetes vem com uma espuma, presa por velcro, podendo ser removida para lavagem. Essa é a parte mais importante de lavar, já que absorve muito suor e também a mais prática, já que basta enxaguar bem com sabão neutro e deixar secar à sombra.
O capacete como um todo, pode ser lavado com sabão neutro e água em abundância. Uma esponja ou escova deve ser usada para uma limpeza mais efetiva. É muito importante que o capacete seque na sombra e nunca fique próximo de nenhuma fonte de calor.
Referência: https://bityli.com/EvUjA
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