Os freios são uma das peças mais importantes da bicicleta. Afinal, ninguém quer estatelar em uma árvore ou uma parede quando estiver pedalando por aí, não é mesmo? O freio a disco já é uma opção consolidada no universo da bikes e o queridinho de muitos ciclistas. Mas afinal, como ele funciona e por que é tão presente nas bicicletas atualmente?

Na matéria de hoje, você vai encontrar respostas para essas e outras perguntas sobre o freio a disco. Fique com a gente e confira logo na sequência:

Afinal, como o freio a disco funciona?

Sabe quando viramos a bike de cabeça para baixo e rodamos o pneu para averiguar algum tipo de irregularidade? É muito comum seguramos levemente no próprio pneu ou nos aros para interromper a rotação. Os freios funcionam dessa forma e, no caso do freio a disco, existe um conjunto de peças desenvolvido especialmente para a função!

Como o nome já deixa claro, a principal peça desse conjunto é o disco de freio. Esse disco vai direto no cubo da roda, o que já garante algumas vantagens interessantes. Ele é comprimido em suas faces por pastilhas, gerando o atrito necessário para frear a bike.

As pastilhas são montadas dentro das pinças (ou calipers) com os pistões que as empurram contra o disco, no momento em que o manete de freio é acionado. Os calipers dos freios dianteiros são fixados na suspensão ou no garfo e os traseiros em um suporte específico no quadro, pois precisam pressionar as pastilhas contra os discos.

como funciona e por qual razao - Como funciona e por qual razão escolher freios a disco?

Quais as vantagens do freio a disco?

Entender as vantagens do freio a disco é essencial principalmente para quem deseja montar uma bike do zero. Mas quem deseja trocar de bike ou está pensando em instalar esse novo modelo de freio também deve conhecer os benefícios dessa opção.

Pense comigo: só o fato do atrito não ser gerado direto no aro já é uma vantagem não é mesmo? Mas existem mais alguns detalhes que fazem do freio a disco uma ótima opção para sua bike. Confira na sequência!

Limpeza

Como o freio fica no centro da roda, o contato com lama e água em condições adversas é menor. O conjunto limpo, por sua vez, aumenta a eficiência da frenagem e melhora a experiência do ciclista.

Vale citar também que o modelo oferece tamanhos diferentes de rotores. Essa característica abre espaço para alterações na força, modulação e peso para se adaptar a diferentes situações ou preferência de cada ciclista.

Eficiência e durabilidade

O freio a disco não entra em contato com o aro. Por isso, quando este empenar ou amassar, o freio não vai travar a roda como nos outros sistemas, sendo possível pedalar até consertá-lo. Essa característica também aumenta consideravelmente a vida útil do aro.

Ele evita os problemas de delaminação por alta temperatura em aros de carbono, comum nesse tipo de bicicleta. Além disso, esse freio evita a falta de potência de frenagem em aros de carbono, problema muito comum em situações de chuva.

Freio a disco mecânico ou hidráulico?

Agora, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de freios a disco. Os dois modelos que podem ser encontrados no mercado são a disco e hidráulico. Cada um possui sua configuração própria e cuidados especiais para um melhor desempenho. Vamos conhecer?
Freio a disco mecânico

Começando pelos mecânicos. Esse tipo de freio funciona através de cabos de aço, assim como os V-Brakes. O cabo de aço passa pelo conduíte até o caliper, que aciona as pastilhas. Esse caliper pode ser totalmente mecânico ou, ainda, ter um sistema hidráulico para aumentar a eficiência da frenagem.

A vantagem desse modelo é que a manutenção é quase nula, já que não possui conduíte e nem manete hidráulicos. Quando surge algum problema, normalmente é com o cabo de aço, sendo preciso apenas trocá-lo.
Como desvantagem, o modelo de freio mecânico não apresenta a mesma força e modulação. Por isso, os freios a disco hidráulicos são superiores.

Freios a disco hidráulicos

Os freios a disco hidráulicos são os melhores sistemas da atualidade e estão se tornando cada vez mais comuns, pois são eficientes, trazendo muito mais facilidade e segurança para frear, mesmo em altas velocidades.

E mais, você consegue controlar a margem da dosagem da frenagem sem precisar travar a roda. Justamente por serem hidráulicos, esses freios combinam três características essenciais para você ter mais segurança: suavidade, força e precisão. Quando acionado o manete, a bike freia imediatamente sem que você perca o equilíbrio.

A alavanca contém um reservatório com óleo, que passa através dos conduítes até os calipers, sendo usado para acionar as pastilhas.
Gostou do conteúdo? Agora você já sabe como funciona e porque utilizar o freio a disco em suas pedaladas, não é mesmo? Afinal, uma boa frenagem é indispensável sob duas rodas, promove mais segurança e minimiza as derrapagens – tudo que o freio a disco oferece!

Referência: https://bit.ly/3AYtZBH

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