Cada bicicleta difere seus componentes de acordo com o desenho e funções específicas, mas, iremos explicar de uma maneira simples, quais são as principais peças e componentes de uma bicicleta para que você possa identificar com maior rapidez e entender melhor seu funcionamento.

Ao conhecer melhor as principais peças para bicicleta em Itapema, você também poderá pesquisar e comprar com mais facilidade os componentes e conversar com outros ciclistas ou com seu mecânico de confiança para manter a manutenção sempre em dia.

E lembre-se, é sabendo mais do funcionamento das peças e componentes de sua bicicleta, que você poderá extrair o melhor dos pedais no seu passeio, especialmente para quem está começando a pedalar.

Quadro

Os quadros de bicicleta podem ser fabricados de diversos tipos de materiais como: Aço carbono, Alumínio e Cromo Molibdênio, fibra de carbono, entre outros. É uma das principais partes da bicicleta e é nele onde a maioria dos demais componentes são instalados.

Observação Importante: O tamanho do quadro é o que mais deve ser levado em consideração na hora de comprar uma bicicleta, as medidas e ângulos dos tubos que compõem o quadro da bicicleta influenciam diretamente no seu conforto e nas suas características de pilotagem. O quadro tem que ser adequado para seu corpo e ao seu estilo de utilização, pois cada ciclista tem dimensões diferentes, que exigem quadros com dimensões diferentes. Lembre-se sempre que a bicicleta deve se ajustar ao ciclista e não o ciclista à bicicleta.

Garfo(Rígido ou suspensão dianteira)

A bicicleta pode ter 2 tipos de garfos: Rígido que não possui amortecimento e o com suspensão/amortecedor, que é mais conhecida como suspensão dianteira. Esta peça se conecta com o sistema de direção da bicicleta (guidão e mesa) e recebe a roda dianteira.

A suspensão garante a estabilidade da bicicleta, absorvendo e aliviando os impactos causados no pedal.

Amortecedor traseiro

O amortecedor traseiro é uma peça instalada apenas em bicicletas com um quadro especial, chamado Full Suspension, também conhecido como suspensão dupla e tem a finalidade de amortecer os impactos na roda traseira.

Mesa

A mesa da bicicleta é o componente que segura o guidão e fica acoplada no garfo (rígido ou com suspensão dianteira).

Espaçadores

Os espaçadores de bicicleta são pequenos anéis que podem ser em alumínio, carbono ou acrílico, com a finalidade principal de ajustar a altura da mesa, e garantir a altura ideal para cada ciclista.

Guidão

O guidão da bicicleta é o que garante a direção e pilotagem do ciclista, podem ser retos, curvos ou de outros designs. E como está diretamente ligado com as mãos do ciclista, os manetes de freio, manoplas e trocadores de marchas são fixados nessa peça.

Manoplas

As manoplas na bicicleta ficam localizadas nas extremidades do guidão e servem para acomodar as mãos do ciclista. Elas são fabricadas em silicone, espuma ou borracha, em diversos designs para garantir mais conforto e facilitar a pilotagem.

Caixa de direção

A caixa de direção na bicicleta é o componente que conecta o garfo ao quadro, o qual é responsável por girar macio do guidão quando viramos para os lados.

Cabos

Para os modelos que usam o sistema mecânico, os cabos na bicicleta fazem a conexão entre os trocadores de marchas e os câmbios, e os manetes e suas respectivas pinças de freio. Normalmente a principal diferença entre os cabos do trocador de marcha e do freio, está na espessura dos fios utilizados, sendo mais espesso para os freios, já que a intensidade e a pressão exercida demandam muito mais resistência.

Conduítes

Os conduítes na bicicleta são peças para bicicleta em Itapema que normalmente feitas de Nylon e recapados com outros materiais como plástico e até mesmo fios de aço flexível, por onde os cabos dos trocadores de marcha e dos freios passam, sem correr o risco de se romperem ou ficarem raspando no quadro da bicicleta ou no ciclista, também garantem maior durabilidade e impedem a entrada de umidade nos cabos. Porém, os conduítes para cabos de freios são diferentes dos conduítes para cabos de marcha, os conduítes de freio são mais elásticos e os conduítes de marcha são mais rígidos.

Rodas

As rodas da bicicleta são um conjunto de peças e componentes, montadas sobre um aro com pneu e um cubo central com raios que ligam ambos, é uma das principais partes da bicicleta e de maneira geral a roda é composta pelo Pneu (que pode ser com ou sem câmera de ar), Cubo, Raio e Aro.

  • Aros: Normalmente são feitos de alumínio ou fibra de carbono, em parede simples ou dupla, onde são fixados o pneu (com ou sem câmera de ar) e os raios;
  • Fita de Aro: Fica dentro do aro e servem para proteger a câmara de ar (quanto existir) dos raios;
  • Raios: Normalmente são feitos em aço inox, em formato de varetas rígidas que ligam e garantem a sustentação do cubo ao aro, formando a roda da bicicleta, dando a firmeza para a roda passar em buracos e não entortar;
  • Cubos: É a peça que fica no meio da roda, composta por um eixo com rolamentos ou esferas, possui 2 falanges metálicas onde são conectados os raios. O eixo do cubo é conectado no garfo através de porcas ou blocagem rápida.
  • Pneus: Está diretamente ligado ao aro, é feito em borracha o qual tem contato direto com o solo, podendo haver ou não câmera de ar em seu interior, e devem ter sua calibragem sempre em dia.

Observação Importante: O tamanho do quadro é o que mais deve ser levado em consideração na hora de comprar uma bicicleta, mas o tamanho das rodas da bicicleta também interfere na escolha. As diferenças entre o tamanho dos aros das bicicletas não são somente visíveis. As rodas de aro 26, por exemplo, não encaram com a mesma facilidade buracos e impactos maiores do que um aro 29, em relação ao conforto e a performance as bicicletas com aro maior levam vantagem, isso porque quanto maior a área de contato com o solo, maior o conforto devido à grande absorção de impactos.

Selim

O selim da bicicleta, também conhecido como “banco”, é o assento para acomodar o ciclista durante o pedal, sendo um item que deve garantir conforto. Podem ser fabricados de molas, com gel ou só de espuma, lembrando que um selim mais largo e macio é bom para passeios de lazer, já um selim estreito e mais comprido tem melhor desempenho em corridas de estrada.

Canote

O canote da bicicleta é a peça que se encaixa no quadro da bicicleta e fixa o selim (banco), permitindo realizar a regulagem de altura do banco.

Abraçadeira de selim

A abraçadeira de selim da bicicleta permite o aperto ou soltura do canote de selim para ajustar a altura do selim. Existem modelos com blocagem rápida que dispensam ferramentas para ajuste e outro modelo com parafuso.

Movimento central

O movimento central na bicicleta, conhecido também como caixa de centro ou eixo central, é instalado no quadro, onde são fixadas as pedivelas nos lados direito e esquerdo. Ele funciona para dar o movimento de girar o pedivela e fazer você pedalar.

para bicicleta em itapema conheca as principais - Peças para bicicleta em Itapema: conheça as principais

Pedivela

As pedivelas na bicicleta são duas peças conectadas ao eixo do movimento central, em que os pedais ficam instalados. Um pedivela tem coroas dentadas e o outro não tem coroa, é apenas uma alavanca para acionamento dos pés.

Coroas dianteira

As coroas na bicicleta podem ser montadas de três duas ou uma só engrenagem, existindo modelos que são acoplados ao pedivela. A coroa dianteira é por onde a corrente passa, sendo responsáveis por iniciar o processo de transmissão, já que são nelas que a força gerada pelos pedais e repassadas ao pedivela, chegam primeiro.

Pedais

Os pedais na bicicleta acomodam os pés do ciclista, servindo para ter estabilidade para fazer força ao pedalar e impulsionar a bike, eles são fixados no pedivela, podendo ser fabricados de plástico, aço ou alumínio, com eixos de rolamentos selados ou de esferas soltas.

A escolha do pedal da bicicleta é fundamental para que o ciclista tenha maior controle, conforto e segurança, conheça alguns dos modelos mais utilizados:

Pedal Speed: O maior benefício em relação aos pedais plataforma é a aplicação da força na rotação inteira do pedal, sem a perda de potência. Os pedais de ciclismo de estrada (speed), possuem uma base de apoio maior em relação aos pedais de MTB devido ao solado liso das sapatilhas, garantindo maior pressão nos pedais, assim o ciclista também dissipa potência rapidamente, ganhando maior velocidade rapidamente, característica típica da modalidade;

Pedal MTB: Os pedais de mountain bike são similares aos de speed, mas possuem um encaixe diferente dos taquinhos para ciclismo, garantindo encaixe e desencaixe mais fácil em terrenos com lama e para poder sair de cima da bike e subir locais de maior dificuldade. Possuem uma base de apoio do pé menor devido ao relevo do solado que possui algumas travas para dar aderência nos momentos em que é necessário caminhar;

Pedal Plataforma: Os pedais plataforma são os modelos mais comuns, que já vem nas bicicletas de entrada, sendo muito práticos para andar de tênis, em locais de muito movimento ou onde é necessário realizar muitas paradas constantes.

Corrente

A corrente na bicicleta é um conjunto de elos metálicos e flexíveis que são responsáveis por interligarem as transmissões, permitindo que a bicicleta rode, afinal, é por meio dela que a força colocada nos pedais é transmitida para a coroa que gira a corrente e por sua vez faz a roda traseira se movimentar.

Câmbio

O câmbio na bicicleta é responsável pelas mudanças de marchas. São ideais para o uso em terrenos que exigem maior esforço físico, pois, auxiliam o ciclista a adequar o quanto de força quer despender durante o pedal:

Câmbio Dianteiro: Possui a funcionalidade mais simples, pois é formada por apenas um guia para realizar a passagem da corrente entre as coroas do pedivela, quando houver mais de uma coroa dianteira.

Câmbio Traseiro: Responsável pelas mudanças de marchas da bicicleta com a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca, por ser de enorme utilidade, precisa funcionar de forma rápida e precisa.

Cassete/Catraca

O cassete ou a catraca na bicicleta são componentes diferentes principalmente na fixação e no peso, porém, ambos possuem um conjunto dentado, acoplado ao cubo da roda traseira, pela qual recebe a corrente conforme as trocas de marchas. Geralmente são fabricadas em aço, contudo, os modelos topo de linha são feitos de alumínio.

Conheça mais detalhadamente as diferenças entre o Cassete e a Catraca:

Cassetes: O cassete é posicionado em outra peça de bicicleta chamada Free Hub, que vai colocado no cubo da roda traseira, ela é mais leve, prática de instalar e com capacidade de ser modificada. Neste modelo, os pinhões são livres, permitindo que após danos eles sejam trocados individualmente de forma prática e mais rápida, sem trocar todo o conjunto. Essa peça permite mais configurações e maior capacidade de pinhões que nas catracas.

Catracas: A catraca é rosqueada direto no cubo da roda traseira, dificultando a manutenção, já que é necessário desmontar a roda para poder trocá-la. Neste modelo, todos os pinhões são organizados e fixos, não permitindo que ele tenha um pinhão ou outro trocado individualmente, se um pinhão amassar, todo o conjunto tem que ser trocado. Geralmente é encontrada em bicicletas mais antigas ou de baixo custo.

Freios

Os freios na bicicleta servem para reduzir a velocidade ou parar a bike, geralmente são acionados pelos manetes de freio localizados no guidão por meio de cabos de aço. Existem diferentes padrões de freios, tais como: A Disco, V-Brake, Cantilever ou Ferradura.

  • Freio a Disco: Pode ser mecânico ou hidráulico, onde um disco é instalado nos cubos da roda, pela parte de fora dos raios, e as pinças ficam instaladas no quadro (parte traseira) e na suspensão/garfo rígido (parte dianteira):
  • Freio a Disco Hidráulico: Utiliza fluido nos conduítes, que comprimem as pinças e consequentemente as pastilhas, gerando a frenagem;
  • Freio a Disco Mecânico: Utiliza cabos de aço e conduítes, que puxam as pinças e consequentemente as pastilhas, gerando a frenagem;
  • Freio V-Brake: O cabo de aço que sai do manete aciona diretamente os dois braços da pastilha, puxando um lado e empurrando o outro ao mesmo tempo, quando ele é acionado, fica em formato de “V” ao contrário, e agarra as laterais do aro com sapatas de borracha dura;
  • Freio Cantilever: É um padrão mais antigo, onde um cabo de aço é ligado a outro cabo fazendo uma estrutura em “Y” e cada lado contendo as sapatas de borracha do freio encostam nas laterais do aro;
  • Freio Ferradura: Ele funciona por meio de um cabo de aço, que quando é acionado, puxa uma alavanca que retrai as duas sapatas de borracha do freio e encosta nas laterais do aro. Este modelo se parece com uma ferradura de cavalo.

Alavancas de câmbio

As alavancas de câmbio da bicicleta, também conhecida como trocador de marcha, acionam o câmbio dianteiro e traseiro para realizar a troca das marchas conforme a necessidade do ciclista. Normalmente uma bicicleta possui duas alavancas de câmbio que servem para acionar o câmbio dianteiro (lado esquerdo) e câmbio traseiro (lado direito).

Manetes de freio

Os manetes de freio da bicicleta, também conhecido como alavanca de freio, servem para acionar os freios dianteiro e traseiro conforme a necessidade do ciclista. Normalmente uma bicicleta possui dois manetes de freio que servem para acionar o freio dianteiro (lado esquerdo) e freio traseiro (lado direito). Eles podem vir em dois padrões, dependendo dos trocadores de marchas instalados na bicicleta, sendo um dos modelos integrado ao trocador de marcha e o outro separado.

Referência: https://bityli.com/HjziZAaVp

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